28 de mai. de 2011

Como se calcula a data da Páscoa

O Concílio Geral de Nicéia, em 325, determinou que a Páscoa  seria celebrada no domingo seguinte à primeira Lua cheia após o equinócio da primavera do Hemisfério Norte, que ocorre no dia ou depois de 21 março. No entanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida pelas Tabelas Eclesiásticas. A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, e portanto a terça-feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.



Confira abaixo a  data da Páscoa de 1980 a 2024:

2348200527_1820030875.jpg?v=0

fonte:portal das curiosidades

Pardais travam luta aérea com golpes que parecem de kung fu

114723311.jpg

O fotógrafo suíço Urs Schmidli, de 57 anos, flagrou pardais brigando no quintal de sua casa em Sherz, na Suíça. Pelas imagens, os pássaros parecem trocar golpes de kung fu. Schmidli disse que ficou dois anos observando as aves no jardim de sua casa para conseguir capturar as cenas impressionantes de luta.

114723303.jpg
      
fonte:portal das curiosidades



22 de mai. de 2011

Algumas dúvidas ou perguntas sobre o Sol


Algumas dúvidas ou perguntas sobre o Sol.
 

10º - Como É Que O Sol Queima A Pele?
Enquanto você deita e relaxa na sua bela cadeira de praia, a luz ultravioleta do Sol consegue atravessar intensamente sua pele e vai matando as células vivas, que normalmente trabalham ativamente para fazer novas células e assim promover a renovação celular, empurrando as células mais velhas para a superfície. Os raios ultravioletas, UVA, pode penetrar ainda mais profundo na pele, causando mais danos, mas, ambos os raios UVA e UVB podem queimar a pele.

9º - Por que a pele fica vermelha depois de queimada?
Na verdade, quando a pele se queima, existe um dano no órgão, nas células desse órgão, e o corpo precisa reparar aquela região lesionada. Para ocorrer essa reparação e remover as células mortas, aumenta-se o fluxo sanguíneo e as veias se expandem nas partes que ocorreu a queimadura. Esse fluxo extra de sangue em baixo da pele queimada dá o aspecto super vermelho e esquenta o local.

8º - Por que a pele com queimadura solar dói quando é tocada?
Quando ocorre a queimadura, as células danificadas enviam sinais químicos para o cérebro que aquela região sofreu uma lesão e o cérebro responde ativando os mecanismos de dor (prostaglandinas, dentre outras) tornando a pele absolutamente sensível e dolorosa a qualquer toque.

7º - Por que algumas pessoas se bronzeiam rápido quando a pele é queimada e outras não?
Quando os raios UV penetram na sua pele eles literalmente fritam a camada interna de pele e o corpo produz mais melanina, muito mais do que já existe naturalmente na pele. A melanina é uma proteína que funciona como uma espécie de filtro solar natural absorvendo a radiação e protegendo as células dos danos. Boa parte das pessoas não se bronzeiam embora sofram com os danos das queimaduras. Isso ocorre porque algumas pessoas possuem o mecanismo de produção de melanina em resposta a queimadura solar muito lento, e é necessário um certo tempo para que a proteína seja produzida, e nessas pessoas esse tempo é bastante longo.

6º - Na prática, como funciona os filtros solares?
Os filtro solares possuem uma importância enorme na prevenção de doenças como o câncer de pele, evitar o aparecimento de manchas solares no futuro e prevenir rugas. Existem dois tipos de filtros solares, os químicos e os físicos. É possível encontrar filtros solares produzidos apenas de modo físico e outros apenas de modo químico, mas a grande maioria deles possuí uma mistura com esses dois tipos.

Os filtros físicos fazem literalmente uma barreira de proteção física. É como se você, ao aplicar o produto, enrolasse sua pele com uma camada grossa de tecido que não permitisse sua pele ser exposta ao Sol. É mais ou menos isso que acontece. Os filtros físicos desviam os raios solares. A radiação bate no filtro físico e é refletida, como se fosse uma espécie de espelho.

Já no filtro solar químico ocorre o contrário. Existem substâncias químicas adicionadas no produto que absorvem ativamente a radiação. Essas moléculas possuem o poder de absorver os raios solares antes deles entrarem na sua pele.

Algumas pessoas alérgicas não conseguem e não podem usar filtros químicos, já para quem não tem esse problema pode usar qualquer tipo.

Atenção: É importante salientar que o número da proteção que você vê na embalagem só é valido se você passar uma quantidade generosa de filtro solar. Muitas pessoas por acharem o produto melecado ou grudento, acabam passando uma quantidade muito pouca e a efetividade do produto vai embora. Um exemplo simples: se você compra um filtro solar FPS 50 mas acha ele pegajoso e passa pouca quantidade, até mesmo para a pele não ficar oleosa, na verdade, o filtro que você terá sobre a pele será de FPS 20 ou 25 e não 50. Por isso é necessário encontrar um filtro solar que se adapte as suas necessidades para poder usá-lo em quantidades generosas.

5º - Um FPS 50 é duas vezes melhor que um FPS 25?
O fato do FPS ser maior que o outro não significa em nenhum momento que ele é o dobro de eficácia de que um menor. O fato de existir um FPS 50 não quer dizer que ele te protege em dobro, em relação a um filtro com FPS25. Na verdade, a indicação FPS (fator de proteção solar) indica quantas vezes você pode se expor ao Sol antes de se queimar. Por exemplo, se você usa um filtro FPS 8, você está oito vezes mais protegido do que se não estivesse usando nada. Um FPS 30 lhe dá 30 vezes mais proteção natural e desvia até 97% dos raios do Sol, já um FPS 15 desvia 93%. Isso mostra que o dobro de FPS não é o dobro de proteção e o FPS tem que ser adequado aos tipos de pele, quem é muito branco deve usar filtros acima de 40, já quem é moreno não precisa pois já conta com a proteção natural da melanina, mas, como ela não é totalmente suficiente, existe a necessidade de um reforço, sendo recomendado o FPS 15.

4º - Por que na praia estamos mais susceptíveis a queimaduras solares?
Os raios do Sol refletem bastante na areia e na água (na neve também). Outros fatores como a alta incidência de raios no verão, onde o UV é mais forte ao meio dia, contribuem para a facilidade de queimaduras na praia em relação ao dia-a-dia. Mesmo em um dia nublado, até 80% dos raios do Sol conseguem atravessar as nuvens.

3º - Se expor só um pouquinho e deixar a pele levemente vermelha não causa mal algum, certo?
Errado! As coisas não funcionam dessa maneira. A exposição aos raios UV, mesmo que por pouquíssimo tempo, pode transformar as suas células e causar câncer, porque os raios UV penetram na pele com uma profundidade que pode atingir o DNA celular e causar mudanças genéticas. Exposições solares sem proteção na infância ou na adolescência pode aumentar e muito a incidência de câncer de pele na fase adulta porque o câncer de pele, chamado melanoma, tem bastante tempo para começar a se desenvolver. Outros efeitos dessa exposição são: pele enrugada, manchas escuras e marrons e até catarata.

2º - O Sol é mais prejudicial para os ruivos e loiros?
A melanina ajuda o corpo a filtrar os raios UV, mas, no caso de pessoas ruivas, acaba sendo prejudicial. Os ruivos possuem uma cor de pele e cabelo diferentes por causa de um pigmento chamado feomelanina, um derivado da melanina que pode ser encontrado também em pessoas loiras e essa substância aumenta o risco de danos causados pelo sol, como queimaduras solares cancro da pele.

1º - Como tratar uma queimadura de pele?
A pele pode demorar um pouco antes de apresentar os sintomas de que está queimada, com vermelhidão e com dor. Caso você perceba que queimou a pele por excesso de exposição solar, pode ser administrado aspirina (ácido acetilsalicílico) para atenuar o desenvolvimento precoce da queimadura solar. Beber bastante água também é importante. Para queimaduras de segundo grau é preciso tomar banhos de água bem fria, passar hidratantes com aloe vera (a famosa babosa) e cremes de hidrocortisona. Consulte seu médico dermatologista se a queimadura vier acompanhada de febre, calafrios e dor de cabeça.



Leonardo da Vinci

Como se não bastasse ser provavelmente um dos homens mais inteligentes que já existiu, Leonardo da Vinci é reportado como um homem bonito, forte e com uma excelente voz para cantar. Era vegetariano e seguia à risca uma dieta saudável. Como protector de animais que foi, dava-se ao luxo de comprar animais em feiras para ter o prazer de os soltar em liberdade.

Conta-se que , para pintar "A Última Ceia", Leonardo da Vinci teve necessidade de encontar 13 homens que pudessem servir de modelos, cada qual  com uma cara que exprimisse a visão de da Vinci sobre a figura que iria representar. Pra lá do carácter fastidioso desta tarefa, diz-se que, com 25 anos de intervalo, o mesmo homem posou para as figuras de Jesus e Judas.

O sorriso de Mona Lisa já despoletou várias teorias, entre elas uma que defende que se deve ao facto de Gioconda estar secretamente grávida. Sigmund Freud, por seu lado,  interpretava a figura enigmática de Mona Lisa como uma simbiose entre o sorriso da sua mãe adoptiva e o olhar triste de sua mãe natural (Psychology, Lewis-Clark State College). A teoria mais aceite é a de que Mona Lisa não é mais do que um auto-retrato do artista. Alguns testes com raios-X comprovam esta teoria. 
 

Leonardo da Vinci era canhoto e, numa época em que os canhotos eram tidos como enviados do diabo, a teimosia de Leonardoi em continuar a escrever com a mão esquerda foi causa de alguns dissabores. Além disso, Leonardo escrevia também da direita para a esquerda, sendo apenas possível a leitura dos seus textos em frente a um espelho.

Smartphones do futuro

Smartphones do futuro podem ser dobráveis e finos como papel


Pesquisadores da Universidade da Rainha, em Ontário, Canadá, revelaram nesta sexta-feira (6/5) um protótipo de smartphone batizado de PaperPhone que pode ser dobrado como um plástico comum. O aparelho apresenta um display com 3,7 polegadas feito de E-ink, a mesma tecnologia de "tinta eletrônica" utilizada pelo Kindle, e pode ser operado pelo usuário enquanto é dobrado de diferentes formas.

Os sensores Thinfilm do dispositivo permitem que o usuário realize funções mesmo com o aparelho dobrado ou curvado. É possível fazer ligações, tocar músicas, navegar por páginas de e-books ou em aplicativos através de diferentes dobras no display.

De acordo com Roel Vertegaal, responsável pelo estudo, entre cinco a dez anos este pode ser o modelo padrão para aparelhos móveis.


curiosidades S/A

O homem mais inteligente do planeta

curiosidades S/A
O homem mais inteligente do planeta

Grigori Perelman é talvez o homem mais inteligente do planeta: um gênio enigmático e dado a enclausurar-se que assombrou o mundo acadêmico ao afirmar ter resolvido um dos problemas mais difíceis da matemática, o Teorema de Poincaré.

Em 2006 o congresso de matemática realizado em Madri, da União Matemática Internacional concedeu a Grigori Perelman, a Medalha Fields, considerado o Nobel da matemática por seu trabalho. Perelman foi convidado, mas não compareceu ao evento.

Também recusou o prêmio de 782.000 euros oferecido pelo Instituto Clay de Matemática de Cambridge, que seria seu pela resolução do problema. Não recebe à imprensa, nem conversa com seus colegas. A matemática lhe decepcionou e diz que os prêmios são irrelevantes porque se qualquer um pode entender que se a solução do Teorema está correta então há a necessidade de nenhum outro reconhecimento. Perelman recusou vários outros prêmios, porque acredita que as pessoas que lhe ofereciam os prêmios não estavam capacitados para entender seu trabalho.

Perelman é considerado "talvez" o homem mais inteligente do planeta porque nunca se sujeitou a fazer nenhum teste de avaliação de quociente intelectual, inclusive riu e chamou os componentes da Mensa Internacional de "arrogantes que necessitam de elogio".

Os catedráticos, dizem que é um gênio da matemática, que, hoje em dia, como ela não há. Introvertido. Pouco se sabe de Perelman. Os mais próximos asseguram de que desde 2003 está desempregado e vivendo com sua mãe em alguma localidade próxima a Leningrado. Sua demonstração matemática lhe constrangeu tanto, segundo afirmam, que decidiu deixar a matemática profissional e abandonou o Instituto de Matemática Steklov.

Agora, um blogger russo, segundo contam no bom site English Russia, assegura ter visto Perelman no metrô de São Petersburgo e enviou algumas fotografias.

Não há maior solidão do que a do náufrago numa ilha deserta, e assim se sente quem possui uma preciosa linguagem e ninguém mais o compreende. Gregori Perelman compreende e fala uma linguagem especial, mas não encontra interlocutor com o qual possa entender-se. Está em absoluta solidão.

Talvez, encontre expressões numéricas na natureza, essas que regem as leis de tudo o que foi criado, porque tudo é matemática, ainda que só algumas possam assim ser enunciadas. De seu grau mais alto, o homem mais inteligente do mundo, não pode falar com ninguém. Os gênios parecem anti-sociais. É difícil comunicar-se com eles, mas lhes devemos os grandes saltos para o futuro. No século passado, devemos em parte a Einstein e sua teoria da relatividade. Neste, a Perelman.

os mais poderosos do mundo

LADY GAGA É A MAIS PODEROSA DO MUNDO!
 
Na semana em que foi noticia por ter alcançado 10 mihões de seguidores no Twitter, Lady Gaga volta reforçar a sua influência no universo dos famosos. Segundo a lista dos mais influentes elaborada pela revista "Forbes", a cantora nova-iorquina é atualmente a celebridade mais poderosa à face da terra. Lady Gaga destrona assim a apresentadora Oprah Winfrey, que esteve anos consecutivos no topo da lista.

Oprah passa agora para o segundo lugar, sendo ultrapassada pela cantora, que além de 10 milhões de seguidores no Twitter tem 32 milhões de "amigos" na rede social Facebook.

 

Apesar de Oprah Winfrey continuar a ser a celebridade da lista da "Forbes" que mais ganha, esta subida de Lady Gaga reflete o impacto e a expressão cada vez maior das redes sociais no universo dos famosos.

O terceiro lugar pertence ao jovem cantor Justin Bieber, que, com apenas 17 anos, conseguiu que o single "Baby" tivesse cerca de 500 milhões de visualizações no Youtube, um número nunca antes alcançado. Bieber é o mais jovem da lista das celebridades mais influentes. No quarto lugar ficou a banda irlandesa U2, seguindo-se o cantor britânico Elton John (5º), o golfista Tiger Woods (6º), a cantora Taylor Swift e  o vocalista Bon Jovi em sétimo lugar.

O português Cristiano Ronaldo, atual jogador do Real Madrid, é o primeiro ibero-americano a entrar na lista da revista, ficando na 45ª posição.
Apesar do topo da lista estar representado pelo sexo feminino, os homens ocupam 67 das 100 posições do ranking  e são responsáveis por 73% do total de 4,5 mil milhões de dólares (3,1 mil milhões de euros) movimentados por essas celebridades.

curiosidades S/A

1 de mai. de 2011

é bem assim mesmo!

tumblr_lk847ulOUp1qazdhko1_500.gif
agente abre a porta pra eles entrarem...mas ficam ali parados!