22 de mai. de 2011

Algumas dúvidas ou perguntas sobre o Sol


Algumas dúvidas ou perguntas sobre o Sol.
 

10º - Como É Que O Sol Queima A Pele?
Enquanto você deita e relaxa na sua bela cadeira de praia, a luz ultravioleta do Sol consegue atravessar intensamente sua pele e vai matando as células vivas, que normalmente trabalham ativamente para fazer novas células e assim promover a renovação celular, empurrando as células mais velhas para a superfície. Os raios ultravioletas, UVA, pode penetrar ainda mais profundo na pele, causando mais danos, mas, ambos os raios UVA e UVB podem queimar a pele.

9º - Por que a pele fica vermelha depois de queimada?
Na verdade, quando a pele se queima, existe um dano no órgão, nas células desse órgão, e o corpo precisa reparar aquela região lesionada. Para ocorrer essa reparação e remover as células mortas, aumenta-se o fluxo sanguíneo e as veias se expandem nas partes que ocorreu a queimadura. Esse fluxo extra de sangue em baixo da pele queimada dá o aspecto super vermelho e esquenta o local.

8º - Por que a pele com queimadura solar dói quando é tocada?
Quando ocorre a queimadura, as células danificadas enviam sinais químicos para o cérebro que aquela região sofreu uma lesão e o cérebro responde ativando os mecanismos de dor (prostaglandinas, dentre outras) tornando a pele absolutamente sensível e dolorosa a qualquer toque.

7º - Por que algumas pessoas se bronzeiam rápido quando a pele é queimada e outras não?
Quando os raios UV penetram na sua pele eles literalmente fritam a camada interna de pele e o corpo produz mais melanina, muito mais do que já existe naturalmente na pele. A melanina é uma proteína que funciona como uma espécie de filtro solar natural absorvendo a radiação e protegendo as células dos danos. Boa parte das pessoas não se bronzeiam embora sofram com os danos das queimaduras. Isso ocorre porque algumas pessoas possuem o mecanismo de produção de melanina em resposta a queimadura solar muito lento, e é necessário um certo tempo para que a proteína seja produzida, e nessas pessoas esse tempo é bastante longo.

6º - Na prática, como funciona os filtros solares?
Os filtro solares possuem uma importância enorme na prevenção de doenças como o câncer de pele, evitar o aparecimento de manchas solares no futuro e prevenir rugas. Existem dois tipos de filtros solares, os químicos e os físicos. É possível encontrar filtros solares produzidos apenas de modo físico e outros apenas de modo químico, mas a grande maioria deles possuí uma mistura com esses dois tipos.

Os filtros físicos fazem literalmente uma barreira de proteção física. É como se você, ao aplicar o produto, enrolasse sua pele com uma camada grossa de tecido que não permitisse sua pele ser exposta ao Sol. É mais ou menos isso que acontece. Os filtros físicos desviam os raios solares. A radiação bate no filtro físico e é refletida, como se fosse uma espécie de espelho.

Já no filtro solar químico ocorre o contrário. Existem substâncias químicas adicionadas no produto que absorvem ativamente a radiação. Essas moléculas possuem o poder de absorver os raios solares antes deles entrarem na sua pele.

Algumas pessoas alérgicas não conseguem e não podem usar filtros químicos, já para quem não tem esse problema pode usar qualquer tipo.

Atenção: É importante salientar que o número da proteção que você vê na embalagem só é valido se você passar uma quantidade generosa de filtro solar. Muitas pessoas por acharem o produto melecado ou grudento, acabam passando uma quantidade muito pouca e a efetividade do produto vai embora. Um exemplo simples: se você compra um filtro solar FPS 50 mas acha ele pegajoso e passa pouca quantidade, até mesmo para a pele não ficar oleosa, na verdade, o filtro que você terá sobre a pele será de FPS 20 ou 25 e não 50. Por isso é necessário encontrar um filtro solar que se adapte as suas necessidades para poder usá-lo em quantidades generosas.

5º - Um FPS 50 é duas vezes melhor que um FPS 25?
O fato do FPS ser maior que o outro não significa em nenhum momento que ele é o dobro de eficácia de que um menor. O fato de existir um FPS 50 não quer dizer que ele te protege em dobro, em relação a um filtro com FPS25. Na verdade, a indicação FPS (fator de proteção solar) indica quantas vezes você pode se expor ao Sol antes de se queimar. Por exemplo, se você usa um filtro FPS 8, você está oito vezes mais protegido do que se não estivesse usando nada. Um FPS 30 lhe dá 30 vezes mais proteção natural e desvia até 97% dos raios do Sol, já um FPS 15 desvia 93%. Isso mostra que o dobro de FPS não é o dobro de proteção e o FPS tem que ser adequado aos tipos de pele, quem é muito branco deve usar filtros acima de 40, já quem é moreno não precisa pois já conta com a proteção natural da melanina, mas, como ela não é totalmente suficiente, existe a necessidade de um reforço, sendo recomendado o FPS 15.

4º - Por que na praia estamos mais susceptíveis a queimaduras solares?
Os raios do Sol refletem bastante na areia e na água (na neve também). Outros fatores como a alta incidência de raios no verão, onde o UV é mais forte ao meio dia, contribuem para a facilidade de queimaduras na praia em relação ao dia-a-dia. Mesmo em um dia nublado, até 80% dos raios do Sol conseguem atravessar as nuvens.

3º - Se expor só um pouquinho e deixar a pele levemente vermelha não causa mal algum, certo?
Errado! As coisas não funcionam dessa maneira. A exposição aos raios UV, mesmo que por pouquíssimo tempo, pode transformar as suas células e causar câncer, porque os raios UV penetram na pele com uma profundidade que pode atingir o DNA celular e causar mudanças genéticas. Exposições solares sem proteção na infância ou na adolescência pode aumentar e muito a incidência de câncer de pele na fase adulta porque o câncer de pele, chamado melanoma, tem bastante tempo para começar a se desenvolver. Outros efeitos dessa exposição são: pele enrugada, manchas escuras e marrons e até catarata.

2º - O Sol é mais prejudicial para os ruivos e loiros?
A melanina ajuda o corpo a filtrar os raios UV, mas, no caso de pessoas ruivas, acaba sendo prejudicial. Os ruivos possuem uma cor de pele e cabelo diferentes por causa de um pigmento chamado feomelanina, um derivado da melanina que pode ser encontrado também em pessoas loiras e essa substância aumenta o risco de danos causados pelo sol, como queimaduras solares cancro da pele.

1º - Como tratar uma queimadura de pele?
A pele pode demorar um pouco antes de apresentar os sintomas de que está queimada, com vermelhidão e com dor. Caso você perceba que queimou a pele por excesso de exposição solar, pode ser administrado aspirina (ácido acetilsalicílico) para atenuar o desenvolvimento precoce da queimadura solar. Beber bastante água também é importante. Para queimaduras de segundo grau é preciso tomar banhos de água bem fria, passar hidratantes com aloe vera (a famosa babosa) e cremes de hidrocortisona. Consulte seu médico dermatologista se a queimadura vier acompanhada de febre, calafrios e dor de cabeça.



0 comentários:

Postar um comentário