21 de jun de 2011

como surgiu as estações do ano

 

As estações do ano, como também o calendário em geral, nem sempre foram tão definidas como o são agora. No começo distinguia-se apenas "VER", que era o bom tempo, e 'HIEMS" ou 'HIBERNUM TEMPUS", que era o mau tempo, o inverno.
 
Com a palavra "VER" indicava-se a estação da floração e frutificação, especialmente dos cereais. Mas com o passar do tempo, foram fazendo-se subdivisões. Começou a distinguir-se o começo da primavera, que recebeu o nome de "VERE PRIMO" (começo ou primeiro verão), sem ser ainda o nome de uma nova estação. Mas ao tomar a forma de "PRIMUM VER" começa a converter-se no nome da estação, que finalmente fica fixado no feminino, "PRIMA VERA", por volta do ano 1490.
 
"PRIMAVERA" é portanto o nome da primeira parte da estação do bom tempo.
 
A segunda parte, de acordo com a lógica, seria chamada "SEGUNDA-VERA", mas prevaleceu o nome de "VERÃO" como é chamada hoje.
 
Finalmente o OUTONO é uma subdivisão do INVERNO.

PRIMAVERA: No hemisfério sul, começa quando o sol alcança o EQUINÓCIO de setembro (dia 22) e termina quando atinge o SOLSTÍCIO de dezembro (dia 20)
VERÃO: Começa quando o sol alcança o solstício de dezembro (dia 21) e termina quando atinge o equinócio de março (dia 21).
OUTONO: Começa quando o sol alcança o equinócio de março (dia 21) e termina quando ele atinge o solstício de junho (dia 20).
INVERNO: Começa quando o sol alcança o solstício de junho (dia 21) e termina quando atinge o equinócio de setembro (dia 23)

curiosidades S/A

Um comentário:

  1. muitos erros de caleografia,e falta figuras,alem do texto ser confuso

    ResponderExcluir