25 de jun. de 2011

MITOS E VERDADES SOBRE O MICROONDAS

MITOS E VERDADES SOBRE O MICROONDAS


O forno de microondas é um aparelho eletrodoméstico muito conhecido por facilitar o preparo dos alimentos. Seu funcionamento é baseado na emissão de ondas eletromagnéticas que penetram nos alimentos, de 2 a 4 cm da superfície, agitando as moléculas de água, fazendo-as atritar umas com as outras. A energia que faz com que os alimentos sejam aquecidos é proveniente do atrito entre as partículas de água, que quando transferidas de molécula por molécula aquecem os alimentos num processo denominado de condução. Mas será que esse aparelho faz mal à saúde? Quais as verdades e os mitos sobre a sua utilização?

Muitos já ouviram falar ou até receberam mensagens de e-mail falando dos perigos que o uso do forno microondas pode causar à saúde. Já falaram que as ondas eletromagnéticas podem desmagnetizar os tecidos cerebrais do ser humano reduzindo a sua capacidade de pensar. Em outros casos foi dito que os alimentos preparados por esse aparelho não seriam metabolizados pelo organismo e que os nutrientes não metabolizados transformariam em radicais livres, os quais aumentariam o risco de câncer. Com tanta informação sobre o uso do forno microondas, muitas pessoas ficam com medo do seu uso, deixando-o de lado.

O aparelho de microondas é relativamente novo no Brasil, no entanto, ele surgiu por volta dos anos de 1946 nos Estados Unidos. As pesquisas sobre os efeitos das ondas eletromagnéticas, vindas dos aparelhos de microondas, sobre os alimentos e sobre os seres humanos são poucas, de forma que não se sabe com certeza se esse aparelho é nocivo ou não à saúde do ser humano. Alguns pesquisadores afirmam que não se tem provas se esse equipamento é inofensivo à saúde, outros dizem que nunca se provou que as microondas podem causar danos à saúde do ser humano.

Outro boato que circula pela internet diz que os alimentos preparados em microondas tem parte de suas vitaminas roubadas. Alguns profissionais da área da nutrição intrigados com esses boatos revisaram pesquisas já realizadas e constaram que legumes e verduras que são preparados em forno de microondas têm perda de nutrientes, mesmo que em mínima quantidade. Para se ter claramente as respostas sobre o uso desse aparelho eletrodoméstico são necessárias mais e mais pesquisas, de modo que os resultados possam vir a sanar todas as dúvidas ao seu respeito. Enquanto isso não acontece, o que fazer: usar ou não usar? Fica aqui a dúvida. 
curiosidades S/A

0 comentários:

Postar um comentário